top of page

Sobre

Este projeto pretende  implementar uma nova maneira de as crianças desta comunidade verem a ciência. A ciência pode ser engraçada e não necessita de ser um bicho difícil de domar. Uma maneira divertida de aprender ciência é perceber de que modo é que existe ciência no que nos rodeia e no que conhecemos. Sendo esta região muito industrializada e existindo uma grande percentagem de pais a trabalhar na indústria, então este ponto em comum poderá ser um ótimo ponto de partida para aproximar as crianças da ciência e trazer os pais (e os seus conhecimentos) à escola, para toda a comunidade escolar funcionar. Assim a Associação de Pais e o corpo docente da escola juntou-se nesta tarefa!

Objetivos:



- Aproximar os pais à realidade escolar

- Motivar os alunos para a importância da ciência e da tecnologia no dia-a-dia

- Consciencializar sobre a dimensão científica da região

- Dar a conhecer a metodologia científica aos jovens

 

 

 

Público-alvo:

Toda a população escolar: alunos do 1º Ciclo e do Pré-escolar

 

 

O Projeto

Este projeto consiste na exploração de indústrias na área envolvente à região escolar; a indústria nesta zona é uma fonte importante de trabalho, nomeadamente para os pais da atual população escolar. 

 

A abordagem será idêntica:

 

O que sabemos sobre...

Nesta primeira fase o tema (a fábrica) é apresentado os alunos e o objetivo é que eles, sem qualquer tipo de pesquisa, desenvolvam um conjunto de hipóteses para o que será feito/produzido na fábrica e como.

 

Vamos espreitar...

Nesta fase vão pela primeira vez à fábrica, onde lhes será explicado o funcionamento da mesma.

 

Metendo a mão na massa...

Agora, depois de visitarem a fábrica as noções iniciais serão exploradas e confrontadas com o que viram e com o que lhes foi dito, recorrendo sempre que possível à realização de atividades práticas.

Nesta fase serão convidados alguns especialistas de cada área à escola para realizar pequenas palestras e para auxiliar no desenvolvimento do projeto.

Esta é uma fase essencialmente de pesquisa e em que terão de aplicar os conhecimentos apreendidos na elaboração de um pequeno projeto de caráter experimental.

Além da componente científica nesta fase deverão ser elaborados diferentes trabalhos de grupo (que poderão ser por turma ou poderão existir vários grupos dentro da mesma turma, dependendo das ideias dos jovens). 

Todos deverão conhecer o trabalho de todos, para isso será criado um “Lab Meeting” quinzenal ou mensal, de acordo com as necessidades do momento.

 

Lançando um novo olhar

Terminado o projeto e depois de explorado o processo químico, biológico e/ou físico associado à fábrica explorada, uma nova visita à fábrica deverá ser realizada. Desta vez a visita será mais centrada na passagem da pequena escala para a grande escala. E poderão ainda compreender de que forma os seus projetos se enquadram com os objetivos da indústria estudada.

 

Ah! Afinal é isso que fazem

Nesta fase os alunos concluem e fazem uma apreciação final do projeto. Os alunos deverão fazer a apresentação dos seus resultados assim como das novas questões eventualmente levantadas. Esta apresentação será efetuada a alunos de outras escolas.

 

 

 

Monitorização

 

Todas as fases do projeto contam com a participação ativa dos professores titulares de turma, uma vez que estes terão um papel extremamente importante na elaboração e condução dos projetos, que tenderão a ser realizados no tempo letivo. Juntamente com os professores existirá um técnico com formação científica a auxiliá-los na preparação, implementação e avaliação. O técnico garantirá uma abordagem científica e rigorosa em todo o projeto, dedicando, em média, 6 horas semanais ao mesmo.

O trabalho desenvolvido será constantemente monitorizado para averiguar o interesse e a motivação das crianças ao longo das diferentes fases do processo, tal será atingido através da realização de questionários aos alunos, assegurando assim o cumprimento dos objetivos propostos. A monitorização será acompanhada por docentes da Escola Superior de Educação de Lisboa.

 

bottom of page